sábado, 27 de outubro de 2012

RODEO - Day 13 (@Punta)



Da primeira vez que estive em Montevideo fiquei com uma impressão muito boa da cidade, e agora que voltei gostei ainda mais pois tive a oportunidade de conhecer um pouco mais da cidade quando saímos pra jantar ontem e hoje de manhã, um sábado ensolarado, quando pudemos ver como todos saem às ruas e vão à praia e aos parques, mesmo sem ver muita polícia, a sensação de segurança, mesmo à noite, é muito grande. O Marcão notou que não vimos um único carro blindado e as pessoas andam com o vidro aberto. Saindo da cidade, mais ao norte, passamos por uns bairros com muitas casas muito bonitas, que parecem ser de veraneio.

Em Punta Del Este, é o mesmo, só que mais bonito, pois esta é mesmo uma cidade de veraneio e tem muitos turistas. A marina, junto ao Iate Clube, é muito bem cuidada e está muito maior do que da última vez que estive aqui. Tive duas surpresas nessa visita: uma delas foi ver lobos marinhos sendo alimentados no píer, para alegria dos turistas, e a outra foi encontrar um barco que era meu vizinho de marina em Paraty, na Porto Imperial, é um veleiro de 52 pés chamado Amazon, que tinha sumido de lá e agora olha só onde ele  veio parar. Outra coisa legal foi ver um veleiro de 1942 que ainda compete com o clássicos da Rolex, é um barco de madeira com projeto do German Frers, e tenho quase certeza de que os barcos da Classe Brasil foram feitos para competir contra esses barcos daqui e também contra  barcos argentinos semelhantes.

No caminho para Punta, passamos pela entrada de Piriápolis e me lembrei de quando passei um dia lá com o meu filhão, estávamos voltando da argentina com a Pluna e tivemos que parar em Montevideo e aguardar um voo para o dia seguinte, então eu e o Rodrigo aproveitamos para visitar Piriápolis, foi bem legal, nos hospedamos num hotel com mais de 100 anos e que não fazia questão de esconder a idade. O legal foi o contato que tivemos com o povo daqui e ver como em todas as tardes ensolaradas, os jovens, os velhos, homens, mulheres, crianças, vão para a orla para curtir o entardecer brincando e tomando o mate naquelas cuias menorzinhas que eles usam por aqui. Pude comprovar isso agora vendo o povo de Montevideo fazer o mesmo.


Hoje em Punta, almoçamos ao lado da marina num restaurante chamado Napoleon e comemos um peixe local chamado brótola, carne branca, muito gostoso, e a Patrícia também estava deliciosa (calma Marcia, é o nome da cerveja!).  Hoje nós chegamos  até “a outra” mão plantada no chão, eu já tinha visto essa mão aqui de Punta quando da outra vez que estive aqui, mas depois de ter visto, uns dias atrás, a mão do deserto de Atacama, bem próxima ao oceano Pacífico, ver essa mão aqui às margens do Atlântico, teve um significado muito especial.

Esqueci  de mencionar, ontem quando perguntei pro Ernesto, onde a gente poderia comer um `bife de chorizo` ele me cortou na hora e disse  pra eu não falar assim “desse lado do rio” porque isso coisa de hermano e eu poderia ofender alguém, e que aqui no Uruguay eles falam `biche ancho`, aprendi!!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário