"O Concorrente"; Richard Bachman (1980)
Acabei de ler O Concorrente do Stephen King (Bachman é um pseudônimo) e não achei um livro particularmente fantástico. Gosto do Stephen King e o livro foi legal de ler, mas nota-se que o autor ainda estava aprendendo a escrever naquele estilo que dominou anos depois. O destaque que quero fazer (spoiler alert) é que o autor inventou nesse livro o ataque de um avião suicida a um prédio representando uma grande corporação!!!
Reality shows, o uso de aviões como armas e até a volta das
microssaias... A mente visionária de Stephen King já previa tudo isso e
mais um pouco quando escreveu O Concorrente, no início da década de
1980. Sob o pseudônimo Richard Bachman, o mestre do terror flerta com a
ficção científica neste thriller.No 2025 de Bachman, a TV domina os
lares americanos, entorpecentes são vendidos em máquinas automáticas e
ar puro é privilégio de poucos. Um mundo onde um jogo chamado matabol é
brincadeira de criança e a desgraça alheia é a maior diversão. Na
telinha, uma volta à Roma dos gladiadores, com milhões de
telespectadores sedentos de sangue levando os índices de audiência às
alturas. É nessa arena futurista que desembarca Ben Richards, um
desempregado disposto a qualquer sacrifício para salvar a vida da filha.
Sua última tentativa é participar do programa O Foragido, disputa da
qual ninguém conseguiu sair vivo ainda. O Concorrente inspirou o filme
"O Sobrevivente" (The Running Man), estrelado por Arnold Schwarznegger
em 1987. Outra curiosidade: King declarou que levou apenas 72 horas para
escrever o livro.
"Project Hail Mary"; Andy Weir (2021)
Devoradores de Estrelas acompanha a jornada inesquecível de um professor de ciências do ensino fundamental chamado Ryland Grace (Ryan Gosling). Um dia, Ryland acorda em uma espaçonave a anos-luz do planeta Terra. Sem memória alguma de quem é ou como foi parar ali, o professor se encontra numa situação inesplicável. Aos poucos, porém, suas lembranças voltam e ele recorda que foi recrutado para uma missão especial chamada Projeto Fim do Mundo na qual ele foi enviado a 11,9 anos-luz da Terra para investigar o motivo pelo qual o Sol está morrendo na Via Láctea. Ryland precisará recorrer aos seus conhecimentos científicos para resolver esse enigma o mais rápido possível e impedira extinção da humanidade. O que, porém, parecia ser apenas uma trajetória solitária se transforma em uma viagem em companhia de uma amizade inesperada.
Esse livro é do mesmo autor de "Perdido em Marte", que também é um livro muito bom, recomendo! O livro é melhor que o filme com o Matt Damon.
"Matéria Escura"; Blake Crouch (2023)
O fim de tudo que Jason Dessen conhece e ama começa em uma noite fria de outubro. É apenas uma saída casual para celebrar a conquista de um amigo no bar perto de casa. Ao se despedir da esposa e do filho, ele não olha para trás.
Pouco tempo depois, raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.”
Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade?
Marcante, veloz e intimista, Matéria escura retorna às livrarias em nova edição, nos levando a um universo muito maior do que imaginamos. Seus múltiplos cenários compõem uma trama que aborda questões profundamente humanas, como identidade, família, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos.
O seriado de televisão "Dark Matter", ficou muito bom também. Vale à pena assistir!
Esse livro é do mesmo autor de "UPGRADE", que é um livro muito bom, também, vale a leitura!
"The Rosie Project"; Graeme Simsion; Edit. Record (2016)
O Sr. Bill Gates fez um post no twitter dizendo que esse livro era um dos mais divertidos que ele já leu, daí fiquei curioso e fui atrás; só achei em inglês, mas como o autor não usa frases rebuscadasm, é bem fácil para qualquer um acompanhar (até eu!). Para nossa sorte, em 2016 a Record publicou no Brasil e agora temos até uma continuação: O Efeito Rosie!
Mas falando ainda do primeiro, com humor fino e inteligente, O Projeto Rosie conta a história do professor de genética Don Tillman, segundo o jornal The Guardian, um personagem para entrar para a história da literatura. Na busca pela esposa perfeita, ele vai precisar de muito mais do que o questionário que desenvolveu para selecionar candidatas. E quando Rosie Jarman surge – um exemplar totalmente inadequado de parceira –, o imprevisto, o impulso e a emoção passam a ser as novas regras. O livro de estreia do australiano Graeme Simsion teve os direitos vendidos para mais de 30 países, e vai se tornar filme, com produção da Sony Pictures.
"A Guerra do Cálculo"; Bardi, Jason Socrates; Edit. Record
"Toda Luz Que Nao Podemos Ver"; Doerr, Anthony; Intrinseca
"Deuses Americanos"; Gaiman, Neil; Editora Conrad
'Justiça' faz uma exploração investigativa e lírica do significado de justiça e convida os leitores de todas as doutrinas políticas a considerar as controvérsias familiares. Ação afirmativa, casamento entre pessoas do mesmo sexo, suicídio assistido, aborto, serviço militar, patriotismo e protesto, os limites morais dos mercados - Sandel dramatiza o desafio de meditar sobre esses conflitos e mostra como uma abordagem da filosofia pode ajudar a entender a política e a moralidade..
"World Cruising Routes"; CORNELL, Jimmy; Ibrasa
Este livro foi uma indicação do Fábio do veleiro Flyer, é sobre as rotas para planejamento de navegação ao redor do mundo. Eu ainda não li, e nem comprei, mas incluí aqui na lista pois parece ser interessante e importante para quem quer se lançar ao mar!!! (clique aqui para ver o link na Amazon) - Resenha em inglês: "Long established as the bible for long-distance cruisers and a bestseller since first publication, World Cruising Routes is a comprehensive guide to nearly 1000 sailing routes covering all the oceans of the world from the tropical South Seas to the high latitudes of the Arctic and Antarctic, geared specifically to the needs of cruising sailors. It contains information on the winds, currents, regional and seasonal weather, as well as suggestions about optimum times for individual routes. The 6th edition assesses the effects of global warming on cruising routes and provides over 6000 waypoints to assist skippers in planning individual routes. It is the perfect one-stop reference for planning a cruise anywhere in the world. 'The most important book for long-distance voyagers to come along in decades.' Cruising World". O mesmo autor romeno também lançou o World Cruising Destinations que também parece ser muito bom!
Nesse ótimo compêndio, o autor conta como surgiu a ciência que conhecemos hoje e quais foram os seus desafios e descobertas até as primeiras décadas do século XX. É muito esclarecedor seguir o fio dessa história e entender melhor como e porquê o nosso mundo foi moldado como o vemos hoje*.
A Rede Vespa foi criada por Cuba, no início da década de 1990, para evitar ataques terroristas ao território cubano de organizações norte-americanas ditas "humanitárias", que jogavam pragas nas lavouras cubanas e interferiam nas transmissões da torre de controle do aeroporto de Havana, entre outras ações. Quando Cuba se voltou para o turismo, depois do colapso da União Soviética, sequestravam aviões que transportavam turistas, executavam atentados em seus melhores hotéis, disparavam rajadas de metralhadoras contra navios de passageiros em suas águas territoriais e contra turistas estrangeiros em suas praias. Tudo era feito, sem poupar esforços, para minar a força comunista ainda viva de Cuba.
Nessa temporada em que o Ausgang estava em Ilhabela (primavera de 2011), entrei naquele café em frente ao píer municipal e peguei um livro qualquer pra folhear enquanto bebericava um cafezinho, era sobre os agentes secretos cubanos infiltrados na Flórida, então fui pego de surpresa por um texto cativante e uma história super interessante, espero que vocês também gostem*. (vejam o autor ler uma parte dramática do livro, clique aqui).
"O Hobbit"; TOLKIEN, J.R.R.; Editora WMF
Prelúdio de O Senhor dos Anéis, O Hobbit conquistou sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de cópias em todo o mundo e estabeleceu-se como um clássico moderno e um dos livros mais influentes de nossa geração.
Esse livro eu lí já faz uns anos, mas como agora vão lançar o filme contando a estória de como o Bilbo Bolseiro conseguiu o anel, então achei pertinente fazer a indicação para sua leitura; é um passatempo muito gostoso, o autor é um mestre em contar as estórias do Condado.
"Conceito Zero, O"; Barros, A.J.; Editora Geração Editorial
"Expedição Kon-Tiki"; Heyerdahl, Thor; Editora José Olympio
"ANDARILHO DAS ESTRELAS, O"; London, Jack; Editora Conhecimento
No começo do século XX, saíram contrabandeados da penitenciária de San Quentin, nos Estados Unidos, manuscritos de um ex-detento que permaneceu na solitária por oito anos até ser enforcado. Este seria um fato comum, não fosse o incrível conteúdo dos relatos, que foram produzidos de maneira inusitada - após o prisioneiro submeter-se à auto-hipnose e entrar em estado alterado de consciência, por meio do qual era capaz de vivenciar experiências de vidas passadas. Danell Standing, um professor de Agronomia que matou um colega de faculdade, aprendeu essa técnica dentro da prisão, em princípio para escapar das terríveis dores que lhe causavam a tortura da camisa-de-força, onde ele era obrigado a ficar até cem horas ininterruptas. Depois, para recuperar mais detalhes das longínquas existências que lhe eram proporcionadas a cada novo "desdobramento astral". Em suas memórias, ele deixou registrado um relato que nos chama atenção porque as provas dessa sua existência encontram-se expostas hoje no Museu da Filadélfia. Embora fosse um cético, Jack London, mestre norte-americano da ficção, absorveu a rica experiência de Danell Standing e se propôs a narrar um dos mais instigantes e envolventes romances de todos os tempos, O Andarilho das Estrelas, que retoma a visão de mundo de grandes sábios e filósofos que a humanidade produziu.
"SOZINHO AO REDOR DO MUNDO"; Slocum, Joshua; Edições Marítimas
"1808"; GOMES, LAURENTINO; Editora PLANETA DO BRASIL
"Garoto No Conves, O"; BOYNE, JOHN; Editora COMPANHIA DAS LETRAS
"Aventuras No Mar"; SETTI JR., HELIO; LePM EDITORES
"O Velho e o Mar"; HEMINGWAY, ERNEST