quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Ushuaia - dia 13 - Rípio vencido

Depois de ouvir várias histórias de terror sobre os 72km de rípio (estrada de terra, de pedras na verdade) eu estava com muito medo, e nessas horas o medo é seu amigo.

Dia 1 um brasileiro caiu, detonou a GS dele, quebrou o braço (e talvez a bacia) e foi hospitalizado; esse é o amigo do Silvio que conhecermos antes de ontem, e que também caiu 3 vezes. Hoje de manhã conhecemos um motociclista de Brasília que viaja com a mulher, pegou muito vento no ripio, conseguiu uma carona pra mulher e as malas, mas ainda assim caiu e torceu o pé e ficou 3 dias de molho em El Calafate. Ficamos sabendo que o colete de vaca de Crato-CE (Harley) também caiu, assim como um estrangeiro de África Twin que cruzamos na subida.

Enfim, pensei até em voltar pra Rio Gallegos e subir  RN3, mas daí o Ari falou uma coisa que me convenceu e me deu forças pra encarar o ripio. ("_Ah, vai tomá no cu, nem fodendo que eu vou voltar pra lá!"). O Ari é um ótimo companheiro de viagem e de uma diplomacia ímpar.

Só me restou apelar para a Força.... quando eu percebia que estava espremendo os manetes e começando a suar eu escutava a voz do Obi-wan: "Use a Força, Luke" e daí eu relaxava e deixava a moto ir...  Ainda bem que eu e o Ari temos muita experiência e cautela, fomos devagar e mesmo assim demos algumas sambadas, dessas de ter que raspar o pé no chão pra manter a moto de pé. Contando umas duas paradas, gastamos quase 3hs pra fazer os 72km. Esse trecho maldito fica a 44km depois de Três Lagos para quem sobe ou a 60km de Gobernador Gregores pra quem desce.

E só pra agradar o Paulão, que fez o Ari trazer o galãozinho de gasolina dele pra passear, hoje depois de Gob. Gregores a gente não parou em Bajo Caracoles para abastecer (fica a 130km antes de Perito Moreno) e daí o Ari ficou sem gasolina a 10km (DEZ) antes de chegar no posto aqui da cidade e "precisou" usar o galãozinho que ele tinha enchido em Calafate. Obrigado Paulão. rsrs

Enfim, chegamos bem em Perito Moreno e não vejo a hora de chegar em Bariloche amanhã.


Um comentário: