domingo, 15 de maio de 2011

3º Cruzeiro Costa Sul - Itajaí


Cá estamos (toda a família agora) em Itajaí. Estou muito feliz pois a Márcia chegou ontem com as crianças e agora a tripulação do Ausgang está completa. Essa foto mostra a vista que tenho agora enquanto escrevo à bordo do Ausgang; o barco da esquerda aceso é o Arthi e o da direita amarrado ao trapiche é o MM2000, todo apagado (pois foram pra pizzaria), esse do meio não está no cruzeiro e é daqui de Itajaí. O Saco da Fazenda é muito tranquilo, parece que o barco está parafusado de tão paradinho, nem na Cotia é assim paradão, já que aqui nem há movimento de outros barcos, a única noite que passei a bordo tão tranquilamente, foi no fundo do Saco do Mamanguá a muito tempo atrás. O estranho é estar aqui nesse sossego e de tempos em tempos escutar aquele buzinaço dos big ships que passam pelo canal, relativamente perto da gente (uns 300mts).

Ontem fui buscar a família no aeroporto de Navegantes depois de ter ido à recepção oficial para os participantes do cruzeiro; aqui em Santa Catarina é assim, as prefeituras, na figura das secretarias de turismo, faz questão de receber os visitantes, foi assim em São Francisco do Sul e agora aqui em Itajaí, com a Secretária Valdete Campos.

Por falar em SFcoSul, tenho que apontar a valiosa companhia do Cap. Ícaro, nosso "pomodoro" (como diria o mafiosi Ubaldo do Cônero - grande figura). Pra não me deixar sozinho nessa perna, o amigo Ícaro subiu a bordo do Ausgang com deliciosas histórias de navegadores e aviadores, e mesmo o vento na cara e o mar mexido não nos tiraram o prazer de chegar em Itajaí, onde no último trecho de umas 12 milhas, nosso rumo permitiu uma navegada numa orça bem apertada mas como o vento batia 17kt, o Ausgang voava a mais de 7kt, bem adernado!



Voltando à recepção, fomos muito bem recebidos aqui também: a Secretaria de Turismo nos ofereceu uma recepção com comida e chope à vontade (uêba) e a ANI (a associação nautica) nos acomodou em suas próprias poitas, além de terem nos recebido ainda no canal e guiado cada barco até a poita; agradeço pessoalmente ao Cláudio, ao Rafael, Orlando, Alexandre, Anderson e outros colegas que fizeram tudo pra gente se sentir em cada. Como a associação ainda não tem uma sede, não puderam oferecer instalações para banho, mas eles tem um contêiner na praia com banheiro e um banho quentinho delicioso, só quem viaja entende o quanto um banho quente é importante quando chegamos num lugar estranho e longe de casa, pra mim é o maior prazer da chegada, quando fico novamente quentinho e com uma roupa limpa e sem sal grudando!!!

Como hoje amanheceu chovendo (a mesma chuva de ontem à noite) e ainda não parou, daí eu, minha comandanta e as crianças resolvemos fazer um programa de paulista mesmo.... fomos para um shopping sequinho e com um cinema quentinho (está bem frio aqui).



Depois do cinema (assistimos RIO) fomos na Marinha pois a Fragata Independência e a Corveta Jaceguai estavam abertas pra visitação pública. 

Foi legal, porém um pouco frustrante pois a gente só pôde andar por áreas externas e eu queria era ver por dentro, né!


Como ninguém mais aguenta navegar com vento na cara, vamos ver a previsão amanhã pra ver se dá pra sair pra Portobelo, se não estiver bom acho que a gente só sai daqui na terça. 

Em 2013 acho sábio adiantar um pouco o CCS pra pegar pelo menos um restinho de nordeste pra ajudar a descer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário