ABVC - CCL 2010
Vou dar a fórmula para uma navegada bem ruim, daquelas de você querer ver o mar só da praia: acorde cedo e vá trabalhar, daí almoce e pegue a estrada para o litoral, dirija cinco horas debaixo de chuva e embarque imediatamente, sem jantar, para encarar à noite um mar de ressaca com ondas de 3 a 3,5 mts! Já peguei mar pior, mas nunca passei tão mal. Foram 150km de um balançar ingrato e cansativo pra quem ainda não tinha se ambientado ao balanço. Dados desse trecho: 78,2 milhas navegadas em 15h14min com média de 5,1knots.
Agradeço à paciência do Rogério, comandante do Gameio, que apesar de também não estar 100%, tocou o barco (literalmente) e nos levou em segurança do Bracuhy ao Iate Clube do Rio de Janeiro, de onde largará o Cruzeiro Costa Leste 2010 (www.abvc.com.br). Digo largará, pois a previsão de largada era ontem (Sábado, 17/Julho), mas com o mar ainda de ressaca com ondas de 4mts a cada 8seg, decidiram adiar e aguardar melhores condições ambientais. Pena pois eu tinha planejado participar do trecho Rio-Búzios, mas não contava com esse atraso.
O ICRJ e o pessoal da ABVC fizeram a viagem valer à pena. Os 63 barcos, com muitos comandantes conhecidos e a maioria ainda desconhecidos pra mim, confraternizando naquele lugar maravilhoso ao lado do morro da Urca, é de uma energia tão boa e contagiante que não dá vontade de ir embora.
Teve churrasco na quinta à noite e o jantar oficial de abertura na sexta-feira, com direito a frevo, executado com maestria por uma passista vinda direto de Recife. Parabéns ao Governo pernambucano por fazer um trabalho tão esmerado de divulgação do turismo; destaco ainda que todos os participantes do jantar receberam uma bolsa de praia com folhetos apresentando as belezas do estado.
Fui... e já voltei!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário