sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Schweiz & Lenzerheide Jan/2018

Depois de muita expectativa (afinal marcamos essa viagem em Março de 2017 quando troquei minhas milhas pelas passagens) finalmente fomos esquiar na Suiça e rever minha "filha" suíça, a Fabienne, e conhecer a mãe dela pessoalmente, elas foram ótimas anfitriãs e nos sentimos em casa lá em Lenzerheide, uma pequeno vilarejo num vale maravilhoso cercado por montanhas cheias de neve que fica no cantão de Graubünden aos pés do Parpaner Rothorn, o maior pico por lá com 2.899 metros de altura, a capital desse cantão é Chur (lê-se CUR) e fica no caminho entre Zurich e Lenzerheide, e um pouco mais pra frente fica St. Moritz. No nosso caminho de volta até passamos em Davos para conhecer onde fazem a tal da conferência mundial do clima.

Coisas interessantes: a Suiça (Switzerland em inglês e Schweiz na língua local) é divida em 26 cantões (são como estados) e até 1848 cada cantão tinha seu próprio exército e sua própria moeda. A população no país não chega a 8 milhões de habitantes e Lucerne, a cidade das nossas anfitriãs, tem menos de 400 mil moradores. Pra quem acessar um site na Suíça e estranhar que o domínio termina com .CH eu explico: são as iniciais de Confederação Helvética.

Bom... vamos ao que interessa: a área esquiável de Arosa/ Lenzerheide é ótima, praticamente toda a face das montanhas é esquiável; os números não são tão impressionantes mas foi o lugar com mais lifts que já estivemos, portanto dava pra ir pra todo canto e a neve estava ótima; a Gabi ia pelas pistas e eu podia ir na neve fofa fora da pista, mas bem perto. É incrível que com uma área esquiável relativamente pequena, o comprimento total das pistas é gigante, pois eles fazem pistas em todos os declives. Não achei o total das pistas de Whistler, que é provavelmente o maior lugar que esquiamos, mas em quantidade de pistas Lenzerheide fica só um pouco atrás e dá um banho nos resorts sul americanos.

Veja a comparação com outros resorts:





Acima nossa carro depois de eu ter raspado o gelo e abaixo o nosso quintal




Para onde você aponta a câmera, sai uma foto de calendário!!!


Nossa sala de jantar, o sol nascia bem na nossa cara; 
tomar café aí todas as manhãs já era uma benção!








Achamos Zurich uma cidade muito bonita e organizada!


O limite de velocidade nas estradas francesas é de 130km/h e o Peugeot 5008 que alugamos fez média de consumo de 14,3km/l com seu motor Puretech de 1200cc com 25kgf de toque! Ainda bem, porque a gasolina custava EU$1,60 o litro.



Valbella e Lenzerheide ficam no vale entre as duas montanhas onde esquiávamos!

No domingo tivemos a visita da Cláudia, irmã da Sylvia, que nos alegrou com sua presença. Ela estava treinando seu telemark (esqui de travessia).



Tivemos que comprar correntes para os pneus pois o carro não era 4x4 e não conseguia vencer o gelo nas subidas, apesar do controle de tração! O mecânico que vendeu as correntes, o Pinto (Português da cidade do Porto), queria que eu colocasse correntes nas 4 rodas, mesmo o carro só tendo tração dianteira e a gente só andar a 30km/h na vila; deve ser por causa da minha cara de bobo - só pode!!!












Esse teleférico faz a ligação entre as estações de AROSA e LENZERHEIDE.







Parada no Scharmoin (Rothorn) para um coffee schnapps!



Quando é só neve é fácil de tirar, basta varrer com um vassoura!


Café da manhã reforçado pra encarar a montanha!




Quando havia neve acumulada pela manhã, vinha o vizinho com o tratorzinho pra 
limpar a entrada, e depois passava um trator maior limpando a rua! 
Abaixo a vista da janela do meu quarto!





No próximo post colocarei as fotos de Paris!

Vídeos no Youtube:


 Snow Fun Swiss 2018 - https://youtu.be/Kyl8t380kBs


Snow Fun Full Swiss 2018 - https://youtu.be/cIO95O1nzkI


Nenhum comentário:

Postar um comentário