sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Que é isso, senhor ministro!!!


https://www.behance.net/gallery/7762485/Editorial-Caricatures

Caramba gente, sou só eu ou vocês também já estão desconsolados com a economia do nosso Brasil varonil? 

No ano passado o governo “construiu” superávit primário “vendendo” uma plataforma para extração de petróleo da Petrobrás do Brasil para a Petrobrás do Panamá e a tal plataforma, a P-63, nunca saiu das nossas águas, foi só uma nota fiscal gerada para “criar” uma exportação monstro. Pra quem não sabia disso, veja a matéria da Veja intitulada “Contabilidade Criativa” de Julho de 2013 (link).

Mas como bons brasileiros que somos, somados aos maus brasileiros que nos deram um governo petista de mais de uma década (e que talvez se estenda...), não provocamos nenhuma demissão na Petrobrás, nem pedimos a vaga de ministro e tampouco falamos em impeachment. Não teve nada disso e olha só o resultado: está aí nosso ministro Mantega novamente “fabricando” um superávit com ações pra lá de duvidosas.
Achei uma lista dos novos truques no ótimo editorial do Roberto Altenhofen:
-atraso de repasses para CEF
-atraso nos repasses para BB
-leilão de linhas 4G*
-aumento dos dividendos distribuídos pelas estatais, em meio à tomada de dívida pelas mesmas
-reabertura do Refis
 (isso é um absurdo, tem empresa que não paga imposto de propósito pois sabe que lá na frente consegue um desconto)
-leilão de excedente de produção futura do pré-sal com pagamento antecipado pela Petrobras, sem licitação

Nota do próprio Roberto*: O leilão de 4G é um evento inevitável no sentido de avanço tecnológico, mas sob a ótica do superávit primário, não deixa de entrar na conta.


Mas ainda tem coisa pior, que são as mentiras deslavadas inventadas para não atrapalhar a campanha da reeleição; para o nosso ministro a inflação está controlada e chegou a um ponto satisfatório, como se ELE tivesse levado o mercado a esse número e dito: “Agora está bom, pare aí!”, vamos ver se vai parar. Disse que a atividade econômica está em franca recuperação (recuperação do quê já que tenho acompanhado e ele dizia que estava tudo bem), as contas públicas estão organizadas (ele deve ter mandado distribuir aquelas sanfonas para os governantes colocarem as contas – daí organizou, não é!), mas a pior foi ter dito que a indústria automobilística está “íntegra” – lógico que está íntegra, ninguém desintegrou elas, não foram bombardeadas e nem saqueadas pelo MST, mas se ele quis dizer que elas estão BEM ou NUMA BOA ou qualquer adjetivo que remeta ao sentido de NORMAIS, então vai me desculpar, mas em quase cinco décadas de vida eu nunca vi a Volkswagen com uma promoção dessas (não quero fazer propaganda, mas está na TV e chamou minha atenção): juros zero e só pague a primeira em Dezembro (mais de 90 dias pra frente)... Isso pra mim fez acender um alerta; a VW que nunca precisou disso pra vender, abriu as pernas??? Tem algo errado acontecendo! 

Mas tirando esse desabafo, eu estou sem idéias sobre o que fazer, vocês tem alguma sugestão? Não faz sentido tentar um impeachment no final do governo, seria mais simples não votar nela, mas como já disse, qualquer político(a) profissional que entrar preocupado com a manutenção do poder e com os acordos ilícitos que eles sempre fazem, não vão ter tempo nem vontade de resolver o nosso problema.

Não escrevi isso com algum intuito eleitoreiro, não que eu apoie o nosso governo, muito pelo contrário, mas é que na verdade, com as opções que temos à frente para essa eleição, eu não acredito que ocorrerá nenhuma mudança significativa para a suposta "classe média", ou "burguesia branca" (independente da cor da sua pele - o conceito é mais profundo), jargão que já virou moda entre os comunistas/socialistas e outros usurpadores da nossa economia. Mas lembrei do meu cunhado, erguendo as mãos para o céu e perguntando: "Quem irá nos salvar?" - porque daqui à pouco, já viu né... 




Nenhum comentário:

Postar um comentário