segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

De Cananéia a Parati - 29/07 a 06/11/2011

Essa subida também foi feita em partes, a primeira etapa até Santos foi com o amigo Filipe em 29/Julho; saímos de Cananéia bem cedinho, estava uma neblina muito forte e dei até uma mangueirada no barco pra tirar o sereno, já que pernoitamos no pier do Centro Náutico Cananéia.

Ainda em Cananéia, vale mencionar que encontramos lá o Carlão e a Elena do Biglit e que na noite anterior à nossa partida, fizemos um belo churrasco lá com o Marcos, o Jânio e outros amigos que nos fizeram sentir como se estivéssemos em casa; se tem uma coisa muito boa nesse negócio náutico, é a facilidade com que fazemos amigos que compartilham as nossas paixões!

Na saída do canal, haviam vários barcos de pesca aguardando o sol dissipar a neblina para que pudessem atacar a barra; como nós estávamos equipados com GPS, a rota estava muito bem definida e já era a quarta vez que eu passava por ali, pusemos o Ausgang em marcha e saímos em meio à neblina mesmo, já que o mar estava muito tranquilo e nem de longe lembrava o "mar em fúria" de quando entrei dois meses antes.

Agradecimento especial ao meu tripulante que tirou essas fotos muito legais e que estão ilustrando essa perna! Olha ele aí com a Ilha do Bom Abrigo ao fundo!

A travessia, apesar de longa, foi muito tranquila; o Filipe gostou da navegada e à noite, com os turnos, fomos abençoados com muitas estrelas cadentes e tirando o prêmio da megasena que não veio, todos os outros pedidos foram atendidos e chegamos com segurança, ainda de madrugada, no Iate Clube de Santos onde abasteci e encontrei o amigo Raymond Gratham que foi super bacana em nos receber e nos apresentar ao Clube Internacional de Regatas (CIR) onde o Ausgang ficou por duas semanas, até eu escalar a nova tripulação para o trecho Santos-Ilhabela.

Para o novo trecho, contei com a costumeira companhia do Claudinho, meu primo, que encarou mais essa travessia com o bom humor habitual; o mar estava muito calmo, não deu nem pra velejar, foi uma motorada só! Chegamos em Ilhabela ao anoitecer do sábado no dia 13/Agosto/2011 e colocamos o Ausgang em uma poita da base Mirella onde o Almir cuidou dele até o feriado de 02/Nov quando embarquei com meu pai para fazermos a travessia até a Ilha do Cedro, onde houve o churrasco de confraternização dos Amigos do Mar junto com a comemoração do aniversário do Cap. Schuxu (graaaaaande, Eduardo!!!!).

A nota triste sobre a estada em Ilhabela é que a Capital da Vela Brasileira não tem infra-estrutura adequada para acolher os navegadores. O Iate Clube de Ilhabela é muito legal, tem um estrutura ótima, mas seus preços são proibitivos para a grande maioria dos velejadores. Ficar em poita não seria um grande problema, caso houvesse um molhe para proteger os veleiros das ondas provocadas pelo movimento de barcos no canal, como não tem você fica o tempo todo balançando, isso pode não ser um problema pra quem tem casa em Ilhabela, mas quem chega lá como eu, pensando em curtir a ilha por um

tempo e acha que pode domir no barco sem problemas, descobre que não é confortável e acaba abreviando a estada na ilha. Além disso, o vento lá é tão violento que a proa do barco ainda mostra as marcas que ganhou dos cabos da poita e as amarras do meu toldo são novas pois as anteriores estouraram durante uma porranca.
 Olha só o barco de frutas que o Nelson preparou na Ilha do Cedro para o churrasco dos Amigos do Mar. O Mineiro e eu tivemos que ir logo tirar a foto antes que o povo atacasse as frutas.
Olha a Gabi e aquele saliente do Vitinho  (brincadeira Vítor, é que todo pai é ciumento, né!) com as ferramentas pra trabalhar na areia...

...e o Fernandão se refrescando com as crianças enquanto aguardávamos o churrasco  e as brincadeiras da nossa confraternização.
 Agora o Ausgang está novamente em Parati, na Marina Pier 46, onde vamos voltar à rotina de passear por todos aqueles lugares lindos e tranquilos!

Na volta de Parati, paramos pra comemorar o aniversário do Seu Emygdio, famoso Mineiro também conhecido como papai, e teve até sobremesa servida pela Gabriela que deu sorvete pro vô experimentar. Foi tudo perfeito como sempre, só temos a agradecer a amizade dos velejadores, o nosso amor em família e a segurança proporcionadas pelos nossos anjos.

Fiquem com Deus e até a próxima viagem!!!

1. Julio!!!! Que saudades de vcs!!!!! Suas histórias continuam ótimas!!!! Sua família está linda!! Espero que entre uma navegada e outra possamos nos encontrar!!! Bjs Helena