sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tapera - Sítio Forte - Ilha Grande





Estava aqui sentado na proa do barco admirando a escuridão da Tapera no Sítio Forte, pois já passa da meia-noite e desligaram as luzes na praia, e o céu se abriu o suficiente pra mostrar várias estrelas, inclusive o que eu acredito ser o nosso Cruzeiro do Sul, e pensei em deixar a preguiça de lado e compartilhar com vocês essa solidão sossegada. Olhando essa paisagem, se é que se pode chamar de paisagem o que você não vê mas só imagina, só enxergo uma dúzia de luzes fraquinhas, a maioria é dos barcos vizinhos e o contorno das montanhas da Ilha Grande.

Bem diferente da vista do outro lado, na popa do barco, onde vejo as luzes de Angra, mas o que mais impressiona é uma plataforma de extração de petróleo que está estacionada no local demarcado para tal fim aguardando sua vez de ir pro estaleiro, não é sem motivo que as chamam de Árvores de Natal, dessa distância que estou é exatamente o que parece, uma pequena vila com uma radiante árvore de natal no meio.

O mais legal do passeio hoje, foi quando íamos para a praia e a nossa amiga Miriam passou aqui de caiaque e disse que não poderíamos perder as tartarugas que estavam comendo na mão do pescador, daí pulamos no bote e fomos em direção ao píer ao lado do restaurante da Telma, onde o seu marido estava mesmo alimentando as tartarugas com uns pedaços de peixe sob as vistas do Caio e do Hélio que estavam só admirando sentados no píer. A alegria do Rodrigo e da Gabriela vendo os bichos virem do nosso lado foi contagiante, eram três, duas maiores e uma filhote, peguei a máquina e tirei várias fotos; daí a tartaruga deve ter ficado cansada de pegar só uns pedacinhos e arrancou o file de peixe inteiro da mão da Márcia, depois disso elas deram mais uma voltinha ao redor do bote, olharam pra minha câmera e desapareceram. Bichos interesseiros!!! O pior era um baiacu que não saía da frente da lente da câmera, tive que fotografar o animal senão ele não ia embora!

Quando voltamos pro barco, eu e o Rodrigo catamos as tralhas e fomos pro costão de pedras pra pescar o jantar, afinal era a estréia do arpão e prometemos pra Márcia que ia ter peixe para o jantar. Logo no primeiro tiro, o arpão foi sem o cabo e tive que mergulhar pra procurar o dito cujo, achei! Apliquei um poderoso lais de guia e voltei pra pesca. Há, dito e feito, tivemos peixe no jantar, lá no restaurante da Telma porque voltamos de mãos vazias. Abro um parênteses aqui pra elogiar a já famosa lasanha de peixe que a Telma faz, é simplesmente deliciosa, não usa massa, é só presunto, mussarela e filé de peixe; fica divina!

2 comentários:

  1. oi julio as fotos ficaram ótimas, parabéns, agora tem que postar as fotos da sardinha né.
    bjs
    miriam

    ResponderExcluir
  2. né porrrr nada não, mas dá pra contar mais coisas, por favor. Afinal ô cê fez um brog intão necessitar contarrr, uma porrrção de estórias né não??????? ô cê já foi vorto, e foi prum monte de lugar e nada e novides no brog. Cadê hein? bjs miroca

    ResponderExcluir