sexta-feira, 6 de maio de 2011

3º Cruzeiro Costa Sul - Babitonga



Ontem fizemos a melhor perna da viagem até o momento, 60mn em apenas 9h vindo de Paranaguá e chegando em São Francisco do Sul, metade desse trecho velejando com um ventinho delicioso de 9 a 11kt que vinha de ESE, quase de través, e com sol e um mar de almirante. Só a saída de Paranaguá por Galhetas é que foi "emocionante", é que fiz minha derrota saindo ao lado do canal balizado pra não ficar no caminho dos navios, só que eu não sabia que o pessoal draga o canal e joga a areia dos lados, ou seja, era muito raso e daí  vimos umas espuminhas e logo em seguida, de repente, estão lá as ondas estourando na proa do barco, apenas duas delas subiram pra passear pelo convés, mas nem chegaram a molhar o cockpit, acho que as pessoas que estavam à salvo no canal e viram até a quilha do Ausgang saindo da água, é que ficaram mais assustadas do que a gente...

Em tempo, perguntaram sobre as mutucas do varadouro: bom, vimos diversas delas mas confesso que não incomodaram pois agora no outono parece que elas dão uma sumida, a única reclamação quanto a insetos é com relação aos malditos “porvinhas” – o JP tinha avisado pra fechar bem o barco no entardecer pra garantir o sono, e foi  o que fizemos, mas alguns pequenos desgraçados acharam algum buraquinho e entraram , mas só fomos perceber pela manhã, então nem chegaram a incomodar muito.


Aqui em São Francisco do Sul o tempo está ótimo, muito sol e muito calor, inclusive humano, pois fomos muito bem recebidos por todo mundo, incluindo comerciantes e população que tratam bem os visitantes.  A cidade é muito interessante, já tem 507 anos e o centro da cidade fica às margens da bahia da Babitonga e tem ao lado um grande porto de carga, e na orla marítima tem praias badaladas como Ubatuba e da Enseada, com muito turismo. Sua população é de 47 mil habitantes, mas nas temporadas salta pra perto de 200 mil pessoas.


 O nosso presidente já fez a entrega da placa de agradecimento da ABVC para a prefeitura e quem a recebeu foi a Srta. Jamile, secretária de turismo, que inclusive nos prometeu um píer do município para o próximo Costa Sul, pois o mesmo já foi licitado. O píer atual oferece somente um meio de desembarque e foi utilizado pelos 34 navios que pararam na Bahia da Babitonga nesse verão passado.

A Sra. Ana Lúcia, diretora do Museu Nacional do Mar (que vale muito a pena ser visitado), também colocou a nossa disposição o pier do museu e as instalações;  parece ser bem legal, mas existem duas restrições: calado, pois não parece ser muito fundo e quantidade de vagas pois deve comportar apenas uns cinco barcos.
Daqui o cruzeiro deve seguir mais para o fundo da Babitonga onde fica Joinvile e passar uns dias por lá antes de seguir para a próxima etapa, que deve ser Itajaí. Diversar pessoas, inclusive esse que vos escreve, irão voltar as seus lares amanhã para comemorar o dia das mães com as suas respectivas, e depois retornar para cá. Para os que ficam, amanhã haverá uma regata aqui em São Francisco e os nossos veleiros foram convidados, não sei se alguém participará, aguardem novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário