Livros que valem à pena

"The Rosie Project"; Graeme Simsion; Edit. Record (2016)

O Sr. Bill Gates fez um post no twitter dizendo que esse livro era um dos mais divertidos que ele já leu, daí fiquei curioso e fui atrás; só achei em inglês, mas como o autor não usa frases rebuscadasm, é bem fácil para qualquer um acompanhar (até eu!). Para nossa sorte, em 2016 a Record publicou no Brasil e agora temos até uma continuação: O Efeito Rosie!
Mas falando ainda do primeiro, com humor fino e inteligente, O Projeto Rosie conta a história do professor de genética Don Tillman, segundo o jornal The Guardian, um personagem para entrar para a história da literatura. Na busca pela esposa perfeita, ele vai precisar de muito mais do que o questionário que desenvolveu para selecionar candidatas. E quando Rosie Jarman surge – um exemplar totalmente inadequado de parceira –, o imprevisto, o impulso e a emoção passam a ser as novas regras. O livro de estreia do australiano Graeme Simsion teve os direitos vendidos para mais de 30 países, e vai se tornar filme, com produção da Sony Pictures.

"A Guerra do Cálculo"; Bardi, Jason Socrates; Edit. Record

Esse é um livro para iniciados na história da matemática e/ou que gostam muito da histórias biográficas. No início do século XVIII, Newton e Leibniz se envolveram numa disputa que durou mais de dez anos, até o final de suas vidas. Os gigantes das matemáticas alemã e britânica brigaram acirradamente e publicamente pela autoria do cálculo (fluxos e fluxões vs. cálculo diferencial integral), e nesse briga veremos outros nomes muito famosos tomando partido (ou se esquivando), como Bernoulli e outros!

"Toda Luz Que Nao Podemos Ver"; Doerr, Anthony; Intrinseca

O autor escreve muito bem e a estória e bastante envolvente, um ótimo passatempo! Marie-Laure vive em Paris, perto do Museu de Historia Natural, onde seu pai e o chaveiro responsavel por cuidar de milhares de fechaduras. Quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constroi uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos. Na ocupacao nazista em Paris, pai e filha fogem para a cidade de Saint-Malo e levam consigo o que talvez seja o mais valioso tesouro do museu. Em uma regiao de minas na Alemanha, o orfao Werner cresce com a irma mais nova, encantado pelo radio que certo dia encontram em uma pilha de lixo. Com a pratica, acaba se tornando especialista no aparelho, talento que lhe vale uma vaga em uma escola nazista e, logo depois, uma missao especial: descobrir a fonte das transmissoes de radio responsaveis pela chegada dos Aliados na Normandia. Cada vez mais consciente dos custos humanos de seu trabalho, o rapaz e enviado entao para Saint-Malo, onde seu caminho cruza o de Marie-Laure, enquanto ambos tentam sobreviver a Segunda Guerra Mundial.

"Deuses Americanos"; Gaiman, Neil; Editora Conrad
Deuses Americanos, o melhor e mais ambicioso romance de Neil Gaiman, é uma viagem assustadora, estranha e alucinógena que envolve um profundo exame do espírito americano. Gaiman ataca desde a violenta investida da era da informação até o significado da morte, mantendo seu estilo picante de enredo e a narrativa perspicaz adotados desde Sandman. Neil Gaiman oferece uma perspectiva de fora para dentro - e, ao mesmo tempo, de dentro para fora - da alma e espiritualidade dos Estados Unidos e do povo americano: suas obssessões por dinheiro e poder, a miscigenada herança religiosa e suas conseqüências sociais, e as decisões milenares que eles enfrentam sobre o que é real e o que não é. 
Quando lí uma resenha sobre esse livro me interessei por ler mas não fui atrás, então depois fiquei sabendo que o autor também escreveu alguns números do Spawn (um comic dos anos 90, da Image Comics), daí eu "tive" que ler; e é muito legal. Esse é um daqueles livros que vão ficar na memória por muito tempo pois o assunto é muito interessante. Quem gosta de uma boa ficção, não pode deixar de ler!

"JUSTIÇA - O QUE É FAZER A COISA CERTA"; SANDEL, Michael; CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA
'Justiça' faz uma exploração investigativa e lírica do significado de justiça e convida os leitores de todas as doutrinas políticas a considerar as controvérsias familiares. Ação afirmativa, casamento entre pessoas do mesmo sexo, suicídio assistido, aborto, serviço militar, patriotismo e protesto, os limites morais dos mercados - Sandel dramatiza o desafio de meditar sobre esses conflitos e mostra como uma abordagem da filosofia pode ajudar a entender a política e a moralidade..
Esse ótimo livro foi indicação do amigo Alexandre (também, quem mais iria me indicar um livro de filosofia), e é muito bom, pelo mesmo motivo que eu sempre recomendo o ótimo "Como chegar ao sim" (veja mais abaixo), pois é um desses livros que realmente te ensinam algo e trazem conteúdo para os julgamentos que a vida te obriga a fazer. 


"World Cruising Routes"; CORNELL, Jimmy; Ibrasa
Este livro foi uma indicação do Fábio do veleiro Flyer, é sobre as rotas para planejamento de navegação ao redor do mundo. Eu ainda não li, e nem comprei, mas incluí aqui na lista pois parece ser interessante e importante para quem quer se lançar ao mar!!! (clique aqui para ver o link na Amazon) - Resenha em inglês: "Long established as the bible for long-distance cruisers and a bestseller since first publication, World Cruising Routes is a comprehensive guide to nearly 1000 sailing routes covering all the oceans of the world from the tropical South Seas to the high latitudes of the Arctic and Antarctic, geared specifically to the needs of cruising sailors. It contains information on the winds, currents, regional and seasonal weather, as well as suggestions about optimum times for individual routes. The 6th edition assesses the effects of global warming on cruising routes and provides over 6000 waypoints to assist skippers in planning individual routes. It is the perfect one-stop reference for planning a cruise anywhere in the world. 'The most important book for long-distance voyagers to come along in decades.' Cruising World". O mesmo autor romeno também lançou o World Cruising Destinations que também parece ser muito bom!

"História da Ciência"; DAMPIER, William Cecil; Ibrasa

Nesse ótimo compêndio, o autor conta como surgiu a ciência que conhecemos hoje e quais foram os seus desafios e descobertas até as primeiras décadas do século XX. É muito esclarecedor seguir o fio dessa história e entender melhor como e porquê o nosso mundo foi moldado como o vemos hoje*.

"Os últimos soldados da guerra fria"; MORAIS, Fernando; Cia das Letras
A Rede Vespa foi criada por Cuba, no início da década de 1990, para evitar ataques terroristas ao território cubano de organizações norte-americanas ditas "humanitárias", que jogavam pragas nas lavouras cubanas e interferiam nas transmissões da torre de controle do aeroporto de Havana, entre outras ações. Quando Cuba se voltou para o turismo, depois do colapso da União Soviética, sequestravam aviões que transportavam turistas, executavam atentados em seus melhores hotéis, disparavam rajadas de metralhadoras contra navios de passageiros em suas águas territoriais e contra turistas estrangeiros em suas praias. Tudo era feito, sem poupar esforços, para minar a força comunista ainda viva de Cuba.

Nessa temporada em que o Ausgang estava em Ilhabela (primavera de 2011), entrei naquele café em frente ao píer municipal e peguei um livro qualquer pra folhear enquanto bebericava um cafezinho, era sobre os agentes secretos cubanos infiltrados na Flórida, então fui pego de surpresa por um texto cativante e uma história super interessante, espero que vocês também gostem*. (vejam o autor ler uma parte dramática do livro, clique aqui).


"O Hobbit"; TOLKIEN, J.R.R.; Editora WMF
Prelúdio de O Senhor dos Anéis, O Hobbit conquistou sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de cópias em todo o mundo e estabeleceu-se como um clássico moderno e um dos livros mais influentes de nossa geração. 
Esse livro eu lí já faz uns anos, mas como agora vão lançar o filme contando a estória de como o Bilbo Bolseiro conseguiu o anel, então achei pertinente fazer a indicação para sua leitura; é um passatempo muito gostoso, o autor é um mestre em contar as estórias do Condado.


"Conceito Zero, O"; Barros, A.J.; Editora Geração Editorial
O Conceito Zero relata uma intriga internacional para proclamar a independência da Amazônia. O leitor vai acompanhar a perseguição que um grupo de conspiradores faz para impedir que o dr. Maurício descubra os planos que levariam à proclamação da República da Amazônia. A trama do livro se desenvolve numa sequência de episódios que envolvem as Forças Armadas Brasileiras, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, a CIA, o FBI e levantam suspeitas de que países do primeiro mundo estão conspirando para a invasão armada da Amazônia. De quebra o leitor ainda conhece os fortes que guardam as fronteiras brasileiras do lado oeste e muitas outras peculiaridades do nosso país, que o autor teve a oportunidade de conhecer quando era auditor fiscal da receita federal. É um triller bem brasileiro, que lembra o estilo dinâmico de Frederick Forsyth (o Dia do Chacal e um clássico, tem que ler!), que também conhece muito sobre os lugares que descreve.*



"Expedição Kon-Tiki"; Heyerdahl, Thor; Editora José Olympio
Pra provar que as Ilhas do Pacífico foram povoadas pelos habitantes da América do Sul, Thor Heyerdahl e seus colegas constroem uma jangada com pau-de-balsa e se fazem ao mar para atravessar o Pacífico com recursos da idade da pedra, dependendo apenas da pesca e da chuva para se alimentarem, e dos ventos e correntes pra empurrá-los em direção ao seu destino.* 


"Incrível Viagem de Shackleton, A"; Lansing, Alfred; Editora Sextante
A mais extraordinária aventura de todos os tempos No verão de 1914, Sir Ernest Shackleton parte a bordo do Endurance em direção ao Atlântico Sul. O objetivo de sua expedição era cruzar o continente Antártico, passando pelo Pólo Sul, mas pouco antes de alcançar sua base original, o Endurance fica preso no gelo e acaba sendo destruído. Por quase seis meses, Shackleton e sua tripulação sobrevivem nas placas de gelo em uma das mais inóspitas regiões do mundo, até que conseguem iniciar sua tentativa de salvação nos botes salva-vidas. O livro de Alfred Lansing é o mais extraordinário relato dessa odisséia. Através dos diários e entrevistas com alguns membros da expedição, Lansing reconstrói os meses de ansiedade e trabalho duro que a tripulação do Endurance enfrentou. Com recursos escassos, seu desafio de sobrevivência era imenso. Em uma narrativa fascinante, Lansing descreve como Shackleton conseguiu que, após quase dois anos do início da viagem, todos retornassem com vida.

"MINHA MOTO, EU E A AMÉRICA"; Angelino, Miragaia René; Mercuryo
Maragaia, ou simplesmente Gaia, é o maior aventureiro motociclístico do nosso país; percorreu 45.000 quilômetros de motocicleta através do continente sul-americano, atravessando selvas e savanas, pântanos e cordilheiras, rios e mares, desertos e glaciares, pra mostrar o mais lindo e violento dos continentes.*


"ABAIXO DA CONVERGÊNCIA"; Gurney, Alan; Cia das Letras
Presente do amigo Napoleão, esse livro é fantástico; dá uma idéia bem clara porque tem navegador que se aventura pelas altas latitudes apesar de todas as adversidades*. Relato das primeiras viagens feitas para a Antártica, quando sua existência ainda era uma incógnita. O leitor conhecerá desde a primeira tentativa de chegar ao continente gelado, feita por James Cook em 1768, às expedições que foram dizimadas pelo escorbuto ou pelas muralhas de iceberg. 



"ANDARILHO DAS ESTRELAS, O"; London, Jack; Editora Conhecimento
No começo do século XX, saíram contrabandeados da penitenciária de San Quentin, nos Estados Unidos, manuscritos de um ex-detento que permaneceu na solitária por oito anos até ser enforcado. Este seria um fato comum, não fosse o incrível conteúdo dos relatos, que foram produzidos de maneira inusitada - após o prisioneiro submeter-se à auto-hipnose e entrar em estado alterado de consciência, por meio do qual era capaz de vivenciar experiências de vidas passadas. Danell Standing, um professor de Agronomia que matou um colega de faculdade, aprendeu essa técnica dentro da prisão, em princípio para escapar das terríveis dores que lhe causavam a tortura da camisa-de-força, onde ele era obrigado a ficar até cem horas ininterruptas. Depois, para recuperar mais detalhes das longínquas existências que lhe eram proporcionadas a cada novo "desdobramento astral". Em suas memórias, ele deixou registrado um relato que nos chama atenção porque as provas dessa sua existência encontram-se expostas hoje no Museu da Filadélfia. Embora fosse um cético, Jack London, mestre norte-americano da ficção, absorveu a rica experiência de Danell Standing e se propôs a narrar um dos mais instigantes e envolventes romances de todos os tempos, O Andarilho das Estrelas, que retoma a visão de mundo de grandes sábios e filósofos que a humanidade produziu.


"SOZINHO AO REDOR DO MUNDO"; Slocum, Joshua; Edições Marítimas
O maior clássico da literatura náutica de todos os tempos! Um livro que não pode faltar na biblioteca de um navegador. A primeira viagem de volta ao mundo em solitário num veleiro, numa época em que não existia piloto automático, com 51 anos, num veleiro de mais de cem anos de idade. (Achei na Velamar!)



"1808"; GOMES, LAURENTINO; Editora PLANETA DO BRASIL
O propósito deste livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. '1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil' é o relato sobre um dos principais momentos históricos brasileiros.


"Garoto No Conves, O"; BOYNE, JOHN; Editora COMPANHIA DAS LETRAS
Em abril de 1789, semanas após concluir no Taiti uma curiosa missão com fins botânicos - coletar mudas de fruta-pão para alimentar os escravos nas colônias inglesas -, o navio de guerra britânico HMS Bounty foi palco de uma revolta de parte da tripulação contra o capitão William Bligh, que acabou deixado à própria sorte em um bote em alto-mar junto com os marinheiros ainda fiéis a seu comando. Sem provisões e instrumentos de navegação adequados, o grupo enfrentou 48 dias de duras provações até alcançar a costa do Timor. Neste livro, a história da expedição é narrada do ponto de vista de John Jacob Turnstile, um garoto de Porstmouth, sul da Inglaterra, que sofre abusos de toda sorte, inclusive sexuais, no orfanato e pratica pequenos furtos nas ruas da cidade. Detido pela polícia após roubar um relógio, é salvo pela própria vítima do roubo quando esta lhe faz uma proposta - em vez de ficar encarcerado, embarcaria no HMS Bounty para passar pelo menos dezoito meses como criado particular do respeitado capitão Bligh. Turnstile aceita a barganha, planejando fugir na primeira oportunidade. Mas a rígida disciplina da vida no mar e uma relação cada vez mais leal com o capitão transformarão sua vida para sempre.


"Aventuras No Mar"; SETTI JR., HELIO; LePM EDITORES
No livro, Hélio Setti Jr. conta suas viagens pelo mundo, bem como suas aventuras e personagens que conheceu. Do Caribe, passando a nova Guiné e Austrália, o roteiro é intenso de aventuras e surpresas, interagindo com o leitor. É leitura obrigatória para os velejadores, principalmente aqueles que querem se fazer ao longe!*


"O Velho e o Mar"; HEMINGWAY, ERNEST

Essa é a história de um homem que convive com a solidão do alto-mar, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e sua inabalável confiança na vida. Esse é o fio do enredo fio tenso como o que prende na ponta da linha o grande peixe que acaba de ser pescado com o qual Hemingway arma uma das mais belas obras da literatura contemporânea. Há 84 dias que Santiago, um velho pescador, não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salão, ou seja, um azarento da pior espécie. Mas Santiago possui têmpera de aço, acredita em si mesmo, e parte sozinho para o mar alto, munido da certeza de que, desta vez, será bem-sucedido no seu trabalho.


"Como Chegar Ao Sim - A Negociaçao De Acordos Sem Concessões"; FISHER, ROGER; PATTON, BRUCE; URY, WILLIAM L.; Editora IMAGO

Conscientes ou não, a vida em sociedade faz com que negociemos o tempo todo; ler esse livro abriu minha mente para tentar entender os porquês antes de buscar as minhas metas e me ofereceu caminhos alternativos para chegar ao mesmo resultado evitando, quando possível, o conflito!*

Todas as negociações são diferentes, mas os seus elementos básicos não se alteram. 'Como Chegar ao Sim' oferece uma estratégia comprovada, concisa e detalhada para se chegar a acordos mutuamente aceitáveis em toda espécie de conflito - quer envolvam pais e filhos, vizinhos empregadores e empregados, clientes e empresas, inquilinos e diplomatas. Baseando-se no trabalho do Projeto de Negociação de Harvard, um grupo que lida seguidamente com todos os níveis de negociação e resolução de conflitos - de domésticos a internacionais -, 'Como Chegar ao Sim' diz como - Separar as pessoas do problema; Concentrar-se nos interesses e não posições; Trabalhar juntos para criar opções que satisfaçam às duas partes, e Obter êxito na negociação com pessoas que são mais poderosas, recusando-se a ceder às pressões ou recorrer a 'truques sujos'.


* Em itálico, tomei a liberdade de acrescentar uma nota pessoal à sinopse oficial.