O Cruzeiro Costa Leste 2010 chegou em Santo André na Bahia, depois de passar por Abrolhos e até churrasquear por lá. Coisa linda de ver, aqueles cinquenta veleiros ancorados e amadrinhados no rio, âncora pra lá na maré vazante e também pra cá na enchente, então os veleiros ficam todos aos pares (ou em trio).
Adoramos Sto André, que lugar ímpar. Uma foz de rio, paralela à praia que abriga uma vila de apenas 800 moradores e que, apesar da humildade do local, tem pousadas/bistrôs com chefs internacionais e artistas plásticos que fazem uns trabalhos maravilhosos. E tem também aquele hotel 5 estrelas que é um espetáculo, nem acreditamos quando chegamos lá, havíamos feito a reserva pelo telefone (não caia no "conto da reserva pelo site" que cobra o triplo do valor negociado pelo telefone 0800) e visto as fotos pela internet, mas ao vivo era ainda mais legal!!! (http://www.gjphoteis.com.br/hoteis/costa-brasilis-resort)

Como se não bastasse o lugar ser ótimo, ainda encontramos todos os amigos velejadores, cheios de histórias de encontros com baleias (incluindo três colisões, sem maiores problemas para os barcos) e contando sobre a beleza de Abrolhos, só ficamos com mais água na boca. Vamos ter que dar um jeito de estar no CCL2012, por dar um jeito entenda-se: criar coragem pra encarar as travessias com as crianças a bordo e conseguir ficar 40 dias na vida boa longe dos compromissos habituais (escola, trabalho, essas besteiras...).
Por falar em água na boca, o almoço da ABVC no sábado foi muito bom, e o restaurante Gaivota serviu um peixe frito que estava de lamber os beiços, bem sequinho, porém tenro e com um tempero divino - nem comi a salada!
Só posso dizer que no final valeu a pena ter pago a minha inscrição no cruzeiro, pois apesar de ter "desertado" participei das festas na largada e agora em Sto André!!! (é, o Rogério insiste em me chamar de desertor, deixa que eu ainda pego ele - mesmo com aquele tererê nos parcos cabelinhos, tá a própria bahianidade, com aquela trancinha saindo da clareira que ficou em volta, rsrsrrs). Vejam a foto abaixo...

Em Arraial D'Ajuda conhecemos o Geraldo Casado (http://www.gcasado.com.br), um artista plástico que faz quadros muito bonitos com motivos indígenas e recebe dezenas de encomendas, também do exterior pois além dos Pataxós, Tupinambás e outros povos indígenas brasileiros, ele também pinta índios Sioux; além de índios ele também produz diversos outros temas, entre eles uma série de retratos estilizados de celebridades; vimos uma foto do retrato da Camila Pitanga e o retrato da Ana Paula Arósio que ainda não foi entregue pois estava secando - são lindos!!!

Grande abraço e bons ventos para os participantes que partiparam hoje para Ilhéus.